A Melhor Cebola Caramelizada

Por Pati Abbondanza

Cebola caramelizada é um ingrediente que dá aquele toque especial por onde passa. Ela perde toda a acidez e fica com um sabor agridoce irresistível! Demora um tempinho pra fazer sim, mas em compensação o trabalho é pouco, dá pra inventar bem, e você acaba com um acompanhamento super baratex! Fizemos um guia para sua cebola sempre ficar a melhor possível. Ainda não botou tanta fé? É só seguir nossas dicas que você vai fazer uma cebola dos anjos!

Obs.: Se você quiser usá-las em um prato veggie, por exemplo, é só substituir a manteiga por azeite.

 

A dica de não cortar a cebola em fatias muito finas é super importante! As fatias devem estar finas (pero no mucho) e uniformes para evitar que elas queimem fácil (pra isso, também é importantissimo não esquecer de mexê-las no intervlo sugerido)!

Agora, uma última dica de ouro: sabe aquele fundinho que fica na panela, que a gente acha que é o queimado da cebola? Pois é, na verdade esse resíduo é super saboroso e você pode usar ele tirando as cebolas da panela e usando algum líquido para soltar ele do fundo. Quando evaporar um pouco, incorpore esse líquido na cebola e você vai ter um sabor ainda mais especial. Ah, o líquido pode ser o de sua preferência: água, caldo de legumes (temos um ótimo nesse link), vinho… Você escolhe!

Guardem essas dicas e contém pra gente o resultado da próxima vez que fizerem cebolas caramelizadas!

Por: Pati Abbondanza

Fundadora e editora da Dedo de Moça, a Pati é cozinheira por paixão e jornalista por formação. Se especializou em conteúdo de culinária e atua como consultora de diversas marcas do segmento. Passou por um processo de aceleração na Food-X, principal aceleradora de startups de gastronomia do mundo, que fica em NYC, e trouxe na bagagem muito conhecimento empreendedor {que não vale tanto quanto os 10 anos empreendendo na vida real}.