Dedo De Moça

Batata doce frita

Por

Escolhemos essa receita pra que você possa variar um pouco da batata frita de todo dia e experimentar um sabor diferente, igualmente especial.

Roubamos do FamilyStileFood que, por sua vez, roubou de um livro da musa Nigella. A única dificuldade que vocês podem encontrar nessa receita é que o uso de um termômetro é extremamente recomendado, mas não custa nada tentar, né?

 

Batata Doce Frita

Ingredientes

3 batatas doce médias

1 ½ litros de azeite “light”

1 cabeça de alho, dividida em dentes (com casca)

Ervas frescas a gosto (alecrim, sálvia e tomilho)

Sal marinho defumado, kosher ou sal marinho

 

Modo de Preparo

1. Retire as extremidades das batatas doces (não é necessário descascá-las). Corte-as verticalmente pela metade e, em seguida, repita a operação.

2. Coloque as batatas em uma panela pesada e cubra com o óleo. Coloque em fogo alto e deixe ferver, por cerca de 5 minutos.

3. Quando o óleo estiver borbulhando vigorosamente, use o termômetro para controlar o calor, mantendo a temperatura entre 240°C.

4. Após 15 minutos, mova cuidadosamente as batatas-doces para misturá-las um pouco. Adicione os dentes de alho e continue fritando por mais 5 ou 10 minutos, com cuidado para que elas não escureçam.

5. Se as batatas estiverem douradas e crocantes por fora e macias por dentro, jogue as ervas no óleo e frite por mais um minuto, aproximadamente.

6. Use uma escumadeira para transferir tudo para uma assadeira forrada com uma toalha. Seque rapidamente e polvilhe com sal. Sirva imediatamente.

 

Rendimento: 4 a 6 pessoas

SOBRE O AUTOR

Elisa Correa

Jornalista e fotógrafa especializada em gastronomia, clica para diversos veículos no Brasil. http://elisacorrea.com

Imprimir

Salvar

Avalie o post