Como Acertar o Ponto da Carne

Por Pati Abbondanza

Ihhhhh, o filé ou o medalhão ficou duro e seco? Tem alguma coisa errada aí. É por isso que hoje vamos ensinar alguns pequenos truques para deixar sua carne sempre suculenta e macia.

Primeiramente irei explicar o processo conhecido como selar: Usando pouca gordura e panela bem quente (quente mesmo), coloque a carne e deixe formar uma casquinha.

Explicando em miúdos: Aqueça bem, bem mesmo, uma frigideira. Unte com pouquinho óleo e coloque os filés com fogo bem alto. São poucos de cada vez, para não formar água (a água saindo da carne a deixa seca e dura). Assim que colocar os filés deixe-os lá até que se forme uma casquinha bem dourada no lado que estava em contato com a frigideira (não mexa no filé até que a casquinha esteja formada. Ela irá manter o suco da carne dentro dela). Aqueça mais um pouco a frigideira e repita este processo dos outros lados da carne.

Se ainda ficou mal passado para seu gosto, coloque no forno aquecido a 200°C por 5 minutos. Tempere apenas com sal e pimenta antes ou depois de selar, como preferir. Este processo serve para peixes, frango e cogumelos.

Esses são os pontos da carne:

Mal passada, com meio vermelhinho!

Carne mal passada, vermelhinha por dentro!

Ao ponto

Carne ao ponto

Bem passada

Carne bem passada

Como vocês gostam do ponto da carne? Contem pra gente!

Por: Pati Abbondanza

Fundadora e editora da Dedo de Moça, a Pati é cozinheira por paixão e jornalista por formação. Se especializou em conteúdo de culinária e atua como consultora de diversas marcas do segmento. Passou por um processo de aceleração na Food-X, principal aceleradora de startups de gastronomia do mundo, que fica em NYC, e trouxe na bagagem muito conhecimento empreendedor {que não vale tanto quanto os 10 anos empreendendo na vida real}.