Como cortar cebola

Por Pati Abbondanza

No dia a dia das aulas da Dedo de Moça, vemos que como cortar a cebola é um assunto que gera bastante dúvida.

Primeiramente, sugerimos usar uma faca de chef que esteja bem afiada. Nossas alunas iniciam as aulas cortando a cebola com faquinhas pequenas na mão, mas terminam convencidas, pelo novo método, com a faca grande e na tábua!

Mesmo usando a faca grande e afiada, com uma boa posição e usando as técnicas corretamente, as chances de se cortar são pequenas. As fotos acima foram feitas por uma pessoa canhota. Para destros é só inverter o lado.

Nestas ilustrações acima ensinamos a cortar a cebola em cubos pequenos.

Fig. 1) Descasque a cebola e faça um corte na parte de baixo para que ela fique em pé.

Fig. 2) Corte-a ao meio e apoie metade da cebola deitada na tábua.

Fig. 3) Faça cortes paralelos, sem cortar até em cima, para que a cebola não desmonte.

Fig. 4) Vire a cebola e faça, com cuidado, um ou dois cortes no sentido da altura. Nesta etapa é muito importante deixar os dedos fora do caminho para evitar acidentes.

Fig. 5) Corte a cebola formando cubos.

Fig. 6) Pronto!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora que já fez o mais difícil, que tal preparar uma deliciosa Caponata?

Por: Pati Abbondanza

Fundadora e editora da Dedo de Moça, a Pati é cozinheira por paixão e jornalista por formação. Se especializou em conteúdo de culinária e atua como consultora de diversas marcas do segmento. Passou por um processo de aceleração na Food-X, principal aceleradora de startups de gastronomia do mundo, que fica em NYC, e trouxe na bagagem muito conhecimento empreendedor {que não vale tanto quanto os 10 anos empreendendo na vida real}.