Como derreter chocolate

Por Pati Abbondanza

Quem nunca tentou derreter chocolate, misturou um monte e ficou com uma meleca esquisita, com gordura aparente e toda empedrada?

Isso acontece porque o chocolate foi exposto a uma temperatura muito alta, e não tem volta mesmo. Leite, creme de leite nem manteiga resolvem o problema. Mas durante meu curso, aprendi com uma chef de confeitaria uma técnica infalível para derreter chocolate.

  1. Corte o chocolate em cubos e coloque em um recipiente de metal ou em qualquer outro recipiente que transfira bem o calor. O chocolate pode ocupar até metade do volume do recipiente.
  2. Em uma panela larga, onde caiba o recipiente de metal, coloque um pouco de água (mais ou menos 2 dedos de altura) e deixe ferver.
  3. Assim que ferver, desligue o fogo e coloque o recipiente do chocolate dentro da panela com água fervida.
  4. Deixe assim paradinho por 1 minuto. Depois misture com uma espátula, até que todo o chocolate tenha derretido. No começo ficam umas pelotas e parece que não vai funcionar, mas continue misturando e não ligue o fogo novamente!

Por: Pati Abbondanza

Fundadora e editora da Dedo de Moça, a Pati é cozinheira por paixão e jornalista por formação. Se especializou em conteúdo de culinária e atua como consultora de diversas marcas do segmento. Passou por um processo de aceleração na Food-X, principal aceleradora de startups de gastronomia do mundo, que fica em NYC, e trouxe na bagagem muito conhecimento empreendedor {que não vale tanto quanto os 10 anos empreendendo na vida real}.