Como Dessalgar a Carne Seca

Por Equipe Dedo de Moça

Com esse tutorial não tem mais como deixar a carne seca salgada demais!

Essas são algumas das nossas receitas com o ingrediente:

Escondidinho de Mandioquinha com Carne Seca {ARNO}

  1. Corte a carne em cubos grandes e cozinhe na panela de pressão por 20 minutos (ou até ficar bem macia). Escorra a água e reserve.
  2. No processador, coloque a carne na tigela e processe com a lâmina de metal de processamento. Reserve.

     

  3. Em seguida coloque a cebola, o alho e a pimenta de cheiro na tigela e processe com a lâmina de metal de processamento. Reserve.
  4. Leve uma frigideira ao fogo e aqueça a manteiga de garrafa.
  5. Refogue a pasta de alho, cebola e pimenta. Em seguida coloque a carne seca e refogue mexendo vez em quando por 3 minutos. Salgue e reserve.
  6. Cozinhe a mandioquinha em água salgada até ficar macia. Escorra.
  7. Ainda quente, processe a mandioquinha com a manteiga com a lâmina de metal de processamento na velocidade 2 até que esteja bem lisa.
  8. Unte um refratário com manteiga, faça uma camada com metade do purê de mandioquinha, outra com o refogado de carne seca, espalhe o catupiry (em colheradas) e cubra com outra camada de purê.
  9. Polvilhe o parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 250° para gratinar.

Risotto de Carne Seca

  1. Lave e seque o arroz. Aqueça bem uma panela e refogue metade da cebola e um dente de alho com um 2 colheres (sopa) de azeite, sem deixar dourar.
  2. Acrescente o arroz e frite por 2 minutos, mexendo sempre.
  3. Adicione ao arroz 5 xícaras (chá) de água fria. Tempere com sal e pimenta do reino e leve ao fogo alto até ferver. Quando ferver, diminua o fogo e tampe a panela.
  4. Cozinhe com a panela semi tampada até a água secar e o arroz ficar cozido (aproximadamente 40 minutos).

    *Esse arroz demora mais que o normal para cozinhar.

  5. Aqueça bem uma panela e adicione a manteiga de garrafa. Refogue o restante da cebola e do alho, sem dourar.
  6. Adicione a carne seca e misture bem. Junte a pimenta, coentro e o arroz cozido e tempere com sal e pimenta.
  7. Na hora de servir, rale a castanha do pará sobre o risoto de carne seca com arroz vermelho.

Carne Seca na Moranga

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Lave bem a moranga. Enrole papel alumínio (com o lado brilhante para dentro) em torno da moranga inteira. Com um pedaço grande de papel alumínio, faça uma “almofada” para apoiar a moranga na assadeira para que ela não fique em contato direto com a assadeira.
  3. Leve ao forno por aproximadamente 2 horas, ou até que a abóbora esteja macia, sem se desmanchar.
  4. Retire o papel alumínio e, com uma faca pequena e bem afiada, corte a tampa da moranga. Com uma colher, retire todas as sementes do interior da moranga (tomando cuidado para não furar o fundo da abóbora). Descarte as sementes. Reserve a moranga e a tampa. Se for servir logo em seguida, deixe-a no forno aquecido para não esfriar.
  5. Dessalgue a carne seca– veja as melhores formas nesse post.
  6. Em uma panela de pressão, coloque a carne e cubra com água. Adicione a folha de louro, tampe a panela e leve ao fogo.
  7. Quando a panela pegar pressão (começar a fazer barulho), conte 40 minutos e desligue o fogo.
  8. Espere a panela esfriar e a pressão sair totalmente.
  9. Desfie a carne com o auxílio de um garfo. Reserve.
  10. Em uma panela, refogue metade da cebola com 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a abóbora de pescoço em cubos e refogue até ficar levemente dourada. Quando dourar, tampe a panela e deixe cozinhar até que a abóbora fique macia e desmanchando. Se necessário, pingue umas gotinhas de água para não queimar.
  11. Em outra panela, refogue o restante da cebola e o alho até dourar levemente. Junte a carne seca e refogue mais um pouco.
  12. Adicione a abóbora de pescoço cozida e duas colheres de Catupiry. Misture bem, e por último, junte a salsinha e cebolinha. Cozinhe por mais 3 minutos. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
  13. Na hora de servir: espalhe o restante do Catupiry dentro da moranga assada. Complete com o recheio de carne seca e sirva.

Salvar

Avalie o post