Como dessalgar o bacalhau

Por Pati Abbondanza

O bacalhau é um peixe seco e muito salgado. Por isso, ele precisa ser dessalgado e hidratado novamente sempre que for utilizado em alguma preparação. Existem duas maneiras de realizar esse processo, a tradicional e aquela para os apressadinhos de plantão. Aqui a gente te ensina as duas formas. Vamos aprender?

1) Forma Tradicional

No dia anterior ao uso do bacalhau: corte o peixe em pedaços menores (isso facilitará o processo de dessalga) e cubra com água. Deixe de molho na geladeira por pelo menos 12 horas, trocando a água de 4 em 4 horas.  Depois de dessalgado, escorra todo o excesso de água e retire, se houver, a pele e espinhos que estiverem no peixe. Cozinhe de acordo com a receita que irá fazer.

2) Forma Rápida (dessa forma o bacalhau já estará cozido no final do procedimento)

Corte o peixe em pedaços bem pequenos. Coloque em uma panela, cubra com água e leve ao fogo até ferver. Deixe fervendo por 8 minutos. Escorra toda água e repita essa operação de 3 a 4 vezes. Se ainda assim estiver salgado, escorra todo o excesso de água, cubra com leite integral e leve ao fogo até levantar fervura. O leite absorverá boa parte do sal que ainda estiver no peixe. Lembre-se que a essa altura o peixe já estará cozido.

Por: Pati Abbondanza

Fundadora e editora da Dedo de Moça, a Pati é cozinheira por paixão e jornalista por formação. Se especializou em conteúdo de culinária e atua como consultora de diversas marcas do segmento. Passou por um processo de aceleração na Food-X, principal aceleradora de startups de gastronomia do mundo, que fica em NYC, e trouxe na bagagem muito conhecimento empreendedor {que não vale tanto quanto os 10 anos empreendendo na vida real}.