Como fazer o melhor feijão da sua vida

Por Pati Abbondanza

Você sabe de qual tipo de feijão estamos falando, né? Aquele bem encorpado e com o caldo cremoso, temperado na medida certa e macio – muito macio.

feijao vermelho

1) Escolha grãos bonitos e inteiros, descartando os secos e quebrados;

2) Deixe-os de molho em água bem quente por 15 minutos;

3) Descarte essa primeira água do molho (nela se concentram a maior parte dos componentes que causam aquele ‘estufamento’ indesejado);

4) Coloque novamente de molho em água bem quente e deixe por mais 15 minutinhos;

5) Agora, leve uma boa quantidade de água para ferver (o suficiente para cobrir dois dedos acima dos grãos). Atenção: esse passo é essencial para obter o caldo encorpado e cremoso;

6) Em uma panela de pressão, coloque os grãos e a água do 2º molho e complete com água fervente até cobrir dois dedos acima do feijão. Acrescente uma folha de louro fresca, se desejar. Tampe a panela de pressão e cozinhe por 25 minutos, começando a contar a partir do momento que a panela começar a chiar;

7) Enquanto isso, prepare o refogado: utilize cebola e alho fresco picadinhos na hora. Em uma frigideira com azeite, refogue primeiro a cebola e depois adicione o alho. Quando o feijão estiver cozido, coloque uma concha do caldo com os feijões na frigideira da refoga e amasse bem os grãos com a concha. Volte os grãos amassados e a refoga para a panela de pressão e deixe ferver com a panela destampada por 10 minutos ou até o caldo encorpar. Tempere com sal e pimenta e, se desejar, ervas frescas a gosto.

Agora é só se deliciar e nos contar quais foram os acompanhamentos perfeitos para esse feijãozinho delicioso. E não se esqueça: se sobrar, congele ou faça uma sopa de feijão bem gostosa.

Por: Pati Abbondanza

Fundadora e editora da Dedo de Moça, a Pati é cozinheira por paixão e jornalista por formação. Se especializou em conteúdo de culinária e atua como consultora de diversas marcas do segmento. Passou por um processo de aceleração na Food-X, principal aceleradora de startups de gastronomia do mundo, que fica em NYC, e trouxe na bagagem muito conhecimento empreendedor {que não vale tanto quanto os 10 anos empreendendo na vida real}.


Fernanda Caroline

- 5 dias

Boa noite, não compreendi muito bem sobre a água do 2º molho, eu a utilizo para fazer o cozimento do feijão ou desprezo e utilizo uma 3ª água para fazer o cozimento?

Responder