Doces de legumes?

Pode parecer estranho se falado dessa forma, mas quem nunca se deliciou com um bolo de cenoura? E quem nunca se encantou com o rosa bonito de um bolo de beterraba?

Alianças surpreendentes podem surgir entre hortaliças e ingredientes doces e essa área vem crescendo dentro da cozinha. No caderno Comida da Folha de São Paulo dessa semana saiu uma reportagem falando exatamente sobre essa nova tendência internacional e que, agora, está se espalhando pelo Brasil. Aqui, você pode conferir alguns restaurantes paulistas que aderiram à moda, como por exemplo os famosos japonês Kinoshita (que tem o pudim de leite com calda de quiabo) e o Maní (com o doce de beterraba).

Separamos essa receita de bolo de cenoura e mais essa delícia abaixo que aproveitamos desse site aqui.

Bolo de Beterraba

Ingredientes

4 ovos

150 ml de suco de limão

3 xícaras (chá) de açúcar refinado, peneirado

3 xícaras (chá) de farinha de trigo com fermento, peneirada

1/2 xícara (chá) de óleo de canola

3 beterrabas médias, lavadas, descascadas e picadas em cubos

Raspas de um limão

Modo de Preparo

1. Junte os ovos, o óleo, o suco de limão e as beterrabas no liquidificador. Bata até que a mistura fique homogênea. Reserve.

2. Numa tigela grande, despeje a farinha de trigo junto com o açúcar. Despeje a mistura de beterraba na tigela e misture até que a farinha e o açúcar se agreguem à massa e a mesma fique homogênea.

3. Unte e enfarinhe uma forma redonda de tamanho médio ou várias pequenininhas (como na foto). Despeje a massa na forma e salpique as raspas de limão.

4. Pré-aqueça o forno a 180 graus e asse por, aproximadamente, 45 minutos. Faça o teste do palito e, se necessário, deixe o bolo assar por mais 8 ou 10 minutos na temperatura média (220 a 250 graus).

Salvar

Avalie o post