5 passos para um hambúrguer perfeito

Por Cecília Araujo

Bom pão e boa carne, nada mais que isso! Aqui vou explicar parte por partes, para você não se perder, porque o mais importante é saber trabalhar bem as técnicas separadas, o que dará um resultado incrível.

Aqui vou colocar algumas dicas, mas não se prendam à receita, o instrumento mais importante em uma cozinha é a sua cabeça e sua criatividade, se permita errar se for o caso.

1. A escolha das carnes

Primeira coisa é a escolha das carnes, o nome charmoso para isso é Blend, que nada mais é que uma mistura de tipos de carnes para moer. E você pode fazer um blend para chamar de seu, basta testar e ver qual você mais gosta.

Quando for escolher a sua carne, ou mistura delas, tenha em mente que é totalmente desnecessário usar carne de primeira para fazer hambúrguer. Depois que ela for moída, toda aquela maciez vai embora! E o mais importante é que a carne esteja muito limpa, sem pele em volta, sem nenhum ligamento ou pedacinho de osso.

Para montar o seu blend, sempre proporcione da seguinte maneira:

20% de gordura moída (gordura de peito é sensacional para isso)

80% de carne moída (até 3 tipos de carnes diferentes)

Esses 3 blends são os meus prediletos:

– 40% Acém + 40% Peito + 20% Gordura

– 40% Peito + 40% Fraldinha + 20% Gordura

– 40% Peito + 40% Coxão duro + 20% Gordura

Dica: Nunca moa mais que 1 vez, tipo nunca na sua vida, moer 2 vezes é garantir que ele não vai ficar suculento e vai esfarelar.

2. Moldando o hambúrguer

Quando você for moldar o seu hambúrguer, lembre de não amassar demais para não perder os sucos e não compactar sua carne e parecer hambúrguer processado 234 vezes.

Sempre faça o hambúrguer um pouco maior que o seu pão, para que ele não fique muito menor no final (ele diminui de tamanho depois que vai para o fogo).

A média de tamanho e peso por pessoa é entre 140 a 200 gramas, muito diferente né?! Vai depender do seu pão e do ponto que a pessoa gosta {se gosta mal passado faça maior, se gosta bem passado faça menor}.

3. Temperando o hambúrguer

O único tempero que uso nos meus hambúrgueres é sal e pimenta do reino (sempre moída na hora), dos 2 lados e alguns minutos antes de irem para a frigideira {se for grelha de churrasco faço do mesmo jeito}!

4. Indo para a frigideira

Com a frigideira beeeeem quente, adicione o óleo vegetal e os hambúrgueres.
Se não tiver frigideira de ferro, escolha a mais grossa e pesada que tiver, para ajudar a manter e distribuir melhor o calor!

Não fique mexendo seu hambúrguer na frigideira, isso pode fazer com que ele quebre. E só vire, quando o outro lado estiver dourado. Se for usar o queijo coloque quando virar.

Se gostar do hambúrguer beeeeem passado, doure os 2 lados na frigideira coloque-os em uma assadeira. Adicione o queijo por cima e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 5 minutos.

5. Montagem

A única coisa que aconselho é deixar tudo pronto, lavado e cortado antes de começar, ou seja, nosso lindo Mise en Place!

Além do Mise en Place, para montar o seu hambúrguer não tem segredo! Só tostar o pão na parte de dentro e passar um molhinho de leve se quiser, escolha a sequência que mais gosta e seja feliz!

Quer conferir minha receita completa de hambúrguer caseiro? Então clique aqui

Por: Cecília Araujo

Ela nunca pensou em ser cozinheira, na verdade amava a cozinha mas tinha escolhido a arquitetura como profissão. A questão é que a cozinha já tinha escolhido essa apaixonada e em 2013 ela resolveu deixar todas as certezas, para realizar seu sonho na mágica Nova York. Se formou em culinária clássica pelo ICC e voltou para o Brasil cheia de sonhos e certeza que escolheu a profissão certa.

Instagram