Dedo De Moça

Para que serve o iodo

Por

Encontrado no mar ou no solo, o mineral iodo deve estar em pequena concentração em nosso organismo. No corpo humano, o iodo encontra-se em maior concentração na tireoide.

Ele é fundamental para a formação dos hormônios dessa glândula – responsável, entre outras coisas, por deixar o metabolismo mais lento ou não. Também é importante no desenvolvimento dos neurônios, na reprodução, na conversão de betacaroteno em vitamina A e na atuação de várias enzimas.

Sua deficiência pode ser causada por baixa ingestão, por problemas de saúde que provocam baixa absorção ou alimentos que competem pela absorção. O bócio (aumento do volume da tireoide) é o quadro clínico mais conhecido pela deficiência ou excesso de iodo, causando desequilíbrio na glândula da tireoide (hipo ou hipertiroidismo).

Encontre o iodo

Origem animal: Frutos do mar (ostras e moluscos), peixes (de água salgada como: atum e bacalhau) e algas (kombu, kelp, agar-agar, aramé, clorela,  espirulina e wakamé)

Origem vegetal: Só se forem oriundos de solos ricos em iodo. Sal de cozinha (iodado), diferentemente do sal grosso, é uma fonte de iodo. Porém, deve-se ter cautela ao consumo excessivo de sal. A água clorada e a sucralose, que contém moléculas de cloro, competem pelo mesmo sítio de absorção de iodo.

Bacalhau é fonte de iodo!

Por Dai Cavalcanti

Consultora nutricional e personal diet

SOBRE O AUTOR

Elisa Correa

Jornalista e fotógrafa especializada em gastronomia, clica para diversos veículos no Brasil. http://elisacorrea.com

Imprimir

Salvar

Avalie o post