Peixe… com bacon?

POR Pati Abbondanza

Sim! Acreditem, é maravilhoso. Essa mistura inusitada surgiu quando eu e minha ex-companheira de apê, estávamos preparando o nosso jantar. Já haviamos providenciado o alho poró e os filés de saint peter para nos aventurarmos em alguma criação. Acontece que, na geladeira, também haviam cebolas, espinafre (quase passando do tempo) e… bacon!

Pensamos e chegamos a conclusão que alho poró e bacon = ótimo. Alho poró, bacon e espinafre = magnífico! A cebola, depois de refogada, fica com um sabor adocicado delicioso… Taí uma combinação deliciosa, diferente e uma das prediletas dos meus amigos cobaias.

Confesso que não é sempre que empano o peixe: apenas quando aquela vontade de comer a casquinha aparece. A maioria das vezes faço ele assado. É bem simples e dá menos trabalho também. Dêem uma olhada nas dicas no final da receita.

Ah, encontro facilmente nos supermercados um bacon sem gordura. Na verdade é bacon de lombo defumado, com uma camadinha em cima com gordura. Você pode tirar e usar só a carne. A marca é Kassel.

Vambora testar nesse final de semana?

p.s.: Mas, nada impede você de usar o nosso querido e delicioso bacon tradicional com algumas gordurinhas a mais, o prato fica delicioso de qualquer jeito.

Beijos, Fê!

Saint Peter sobre Cama de Alho poró, Bacon e Cebola

Fotos: Claudia Chedid e Carol Milano

Ingredientes

4 filés de Saint Peter

1/2 limão Tahiti, suco

Sal e pimenta do reino a gosto

1 xícara (chá)  de cebola fatiada em meia lua

1 xícara (chá) de alho poró fatiado em anéis

150g de bacon (de preferência com menos gordura) fatiado

½ maço de espinafre, apenas as folhas

1 colher (sopa) de manteiga sem sal ou azeite extra virgem, para refogar

Farinha de trigo – o suficiente para empanar os filés de peixe

Óleo de canola – o suficiente para cobrir o fundo da frigideira

Modo de fazer

  1. Tempere os filés de peixe com o suco de limão, sal e pimenta do reino.
  2. Leve uma panela cheia de água e com 1 colher (chá) de sal para ferver. Quando ferver mergulhe as folhas de espinafre por no máximo 30 segundos. Retire-as da água e imediatamente dê um banho de água gelada nas folhas. Escorra todo o excesso de água e reserve.
  3. Em uma frigideira sem gordura refogue o bacon até que as fatias estejam levemente douradas.
  4. Utilizando a mesma frigideira do bacon, retire com um papel toalha o excesso da gordura. Coloque a manteiga ou azeite e refogue a cebola e o alho poró até ficarem murchos. Tempere com sal e pimenta (não exagere no sal pois o bacon já é bastante salgado). Junte o bacon no final.
  5. Retire os filés de peixe do tempero e seque bem os filés com um papel toalha. Empane os filés na farinha de trigo.
  6. Aqueça uma frigideira com o óleo de canola e frite os filés de peixe até que os dois lados fiquem bem dourados.
  7. Arrume em um prato ou travessa uma camada do bacon, alho poró e cebola. Coloque o filé de peixe sobre essa refoga e disponha as folhas de espinafre sobre o filé.
  8. *Sugestão light&leve: Pré aqueça o forno a 200°C. Em um refratário que possa ir ao forno coloque a cebola fatiada, alho poró fatiado, bacon fatiado e o espinafre cru. Coloque os filés (SEM EMPANAR NA FARINHA DE TRIGO, APENAS TEMPERADOS) sobre os legumes. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos. Retire o papel alumínio e asse por mais 10 minutos.

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 1 hora

Dificuldade: fácil

Por: Pati Abbondanza

Fundadora da Dedo de Moça e editora da plataforma, a Pati é formada em gastronomia e jornalismo. Cozinheira por paixão e jornalista por formação, se especializou em conteúdo de culinária e empreendedorismo. Também atua como consultora de diversas marcas como Arno, Clock, Tefal, Rochedo, Hipermercado Extra, Zwilling, entre outras. Sua inquietude e curiosidade faz com que a Dedo de Moça esteja sempre se reinventando. Foi assim que ela foi uma das 10 empresas selecionadas pela Food-x, a principal aceleradora de startups de gastronomia do mundo que fica em NYC, para a turma de outono em 2015.