Dica de boas leituras para empreendedores

Por Pati Abbondanza

Hoje vivemos na era da informação, somos bombardeados por artigos, notícias e posts nas redes sociais, whatsapp e caixa de email o tempo todo. Esse ritmo frenético muitas vezes dá uma falsa sensação de que estamos bem informados, mas um aspecto interessante desse momento é a gente se dar conta de que frequentemente acabamos tendo uma visão superficial sobre determinado assunto porque achamos que a quantidade de vezes que fomos impactados por esse tema já nos faz conhecedores.
Essa é uma opinião bem pessoal minha, mas tenho refletido sobre isso no meu dia a dia como empreendedora. Acabo achando que já domino certo tema só porque ele é frequente, mas descobri que estou enganada. E com base nesse feeling adotei um novo hábito na minha rotina profissional, escolher livros com temas em que quero me aprofundar. Mas o grande lance não é apenas ler. Claro que a leitura traz informação, mas minha sede é de conhecimento e para isso eu preciso colocar em prática o que eu acho que eu aprendo lendo (mas só aprendo mesmo vivendo).
Vou dividir aqui alguns dos meus principais temas:

Tema: Foco
Livro: Essencialismo
Autor: Greg McKeown

Quanto mais a gente conversa com empreendedores bem sucedidos em seus negócios, mais nos damos conta de que foco é uma característica presente em todos eles. Num mundo cheio de oportunidades às vezes é difícil dizer não para o que não é prioridade, e definir qual é a prioridade nem sempre é tarefa fácil. Mas o autor, Greg McKeown, traz uma visão super interessante {que pode soar radical em alguns momentos} junto com dicas eficientes. Fora que o livro é delicioso de ler, devorei em um feriado prolongado.

Como implementei os aprendizados na minha vida? Diminui pela metade o número de reuniões, tento fazer por skype tudo que não exige presença física, passei a colocar meu celular em modo avião quando preciso me concentrar (o que acontece nesse exato momento) e transformei meus momentos de home office nas minhas horas mais produtivas.

Tema: Propósito
Livro: Por quê? Como motivar equipes e pessoas a agir
Autor: Simon Sinek

Hoje eu vejo como a minha visão de propósito era rasa antes de conhecer o Simon Sinek . Ele é brilhante, e especialista em um assunto que hoje é moda (a palavra já foi gourmetizada, rsrs) mas que deveria ser a bússola que nos guia, não só na nossa trajetória como empreendedores, mas na nossa vida de uma maneira geral. Leitura também deliciosa e cheia de exemplos práticos de como as empresas que se diferenciam têm isso muito claro.

Como implementei os aprendizados na minha vida? Passei a me questionar se cada passo que dou, ou decisão que eu tomo, estão alinhados com meu propósito. E o grande ganho desse aprendizado é que eu vejo que minha trajetória ganhou muito mais consistência e coerência. Agora eu tenho um destino.

Tema: Startup
Livro:A Startup Enxuta
Autor: Eric Ries

Eu li esse livro em 2015, quando estava passando por um processo de aceleração na Food-x em NYC. Eu apliquei a Dedo de Moça porque achei que poderia ser uma maneira de reinventar a empresa, mas confesso que não tinha a menor expectativa de estar entre os 10 projetos aprovados. E hoje me dou conta de que também não tinha a menor ideia do que era uma startup de verdade. Aprendi na teoria com o livro e na prática com o tombo (triste, mas muitas vezes necessário). O autor, Eric Ries, traz o conceito de MVP (Produto Mínimo Viável, em português) e mostra como ele pode ser aplicado em diversos tipos de negócios. Acho uma leitura essencial para quem tem um negócio porque muda a maneira como pensamos em criar algo novo.

Como implementei os aprendizados na minha vida?
Comecei a fazer pilotos de todas as ideias que eu tinha e avaliar se era válido dar o segundo passo com base no teste. Posso garantir que é uma ótima maneira de economizar tempo e dinheiro.

Tema: Plano de negócios
Livro: Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios
Autor: Alexander Osterwalder

Conheci o Canvas há alguns anos mas só li o livro em 2016, quando lançamos o FOODLAB. E posso afirmar que a ideia de ter um plano de negócios resumido em um “quadro” não é só maravilhosa na teoria, como funciona lindamente na prática. Usamos o método Canvas como fio condutor do conteúdo do FOODLAB e aprendo a cada dia como usar melhor essa super ferramenta. O conceito de passarmos menos tempo planejando e mais executando é tudo o que eu mais acredito. Um instrumento essencial na vida empreendedora.

Como implementei os aprendizados na minha vida?
Usando o Canvas no dia a dia da Dedo de Moça e atualizando a cada novo acontecimento, afinal ele é uma ferramenta viva. E pra onde eu volto sempre que tenho que repensar meu negócio.

Por: Pati Abbondanza

Fundadora e editora da Dedo de Moça, a Pati é cozinheira por paixão e jornalista por formação. Se especializou em conteúdo de culinária e atua como consultora de diversas marcas do segmento. Passou por um processo de aceleração na Food-X, principal aceleradora de startups de gastronomia do mundo, que fica em NYC, e trouxe na bagagem muito conhecimento empreendedor {que não vale tanto quanto os 10 anos empreendendo na vida real}.